redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 19 de dezembro de 2023.

rumo à dinamarca

Rosinei Herrera e o técnico Daniel Sena que integram o Projeto Funesp e treinam na Pista Internacional do Parque Ayrton Senna, representarão o Brasil no Mundial de Petra

Por Gilson Giordano em 07/07/2022 às 15:52

Atleta Rosinei Herrera afivela as malas, rumo à Dinamarca onde participará da modalidade Petra (foto) na cidade de Frederiksberg (Foto: Divulgação)

Os treinamentos realizados na Pista Internacional de Atletismo, no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, na região do Anhanduizinho, onde treina há três anos e neles, três vezes por semana, foram altamente positivos para a atleta Rosenei Herrera que ao lado do seu preparador Daniel Sena, participarão no período de 10 a 17 do corrente mês do no Frame Running Development CAMP & CPISRA International Cup 2022-Dinamarca, na modalidade Petra.ue

A dupla integra o Projeto de Atletismo da Prefeitura de Campo Grande e acabou sendo convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no dia 17 de maio passado. Atletas e técnico se apresentarão neste sábado (9) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo de onde depois seguirão para a cidade de Frederiksberg, na Dinamarca, local da competição.

A atleta, Rosenei Ferreira, 50 anos e seu preparador, Daniel Sena, treinam no Parque Ayrton Senna, através do projeto da Fundação, ao ser notificada quanto à sua convocação para a competição internacional, a atleta destacou a gratidão pelo projeto da Funesp. “É muito gratificante, porque é uma atleta do projeto da Funesp, da Prefeitura, que foi convocada, juntamente com seu treinador, para integrar a seleção brasileira para esse campeonato”, disse Ferreira.

O técnico Daniel Sena também fez questão de falar a respeito da importância da convocação para a sua aluna.

“A importância desta convocação é o olhar dos gestores municipais para o paradesporto em Campo Grande e para os paratletas. Nós temos na cidade um dos maiores elencos de atletas paralímpicos do país. É importante esse olhar que a Prefeitura tem para o grupo”, acrescentou Sena.

Ao lado do técnico Daniel Sena, a atleta Rosinei Herrera está pronta para enfrentar novo desafio e desta feita, na Dinamarca (Foto: Divulgação)

Petra

A Petra ou o Race Running é uma modalidade paralímpica de atletismo criada na Dinamarca, em 1989, e chegou ao Brasil 2009. O atleta utiliza uma “bicicleta” (de três rodas), um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento, faixas, mas não tem pedal anexado.

A modalidade é dividida em classes RR1, RR2 e RR3, com a classificação dividida como T71 e T72. Rosenei correrá na R3

O preparador Daniel Sena reforça que a Petra não é um esporte, mas uma modalidade do Atletismo e consta nas provas padrões. A competição será realizada no mesmo local onde foi criada.

Rosenei possui o melhor ranking do país e está entre as cinco melhores do mundo. A expectativa do treinador é superar essa marca. A meta também é bater o recorde brasileiro que hoje ainda não é dela.

Atleta por natureza, Rosinei treina há 20 anos e nessas duas décadas, já praticou com sucesso, diversas modalidades esportivas e entre elas, a de xadrez; depois migrou para a natação e aos poucos foi descobrindo o universo infinito de atividades esportivas e aos poucos foi praticando as que foram possíveis e todas com sucesso, sempre subindo ao pódio.

Foi assim no atletismo, onde praticou os lançamentos de disco, dardo e de peso e agora, a atleta se encontrou também na modalidade Petra, onde estabeleceu novos recordes em competições nacionais e está entre as cinco melhores do mundo. Entre os treinos de Petra, para “descansar”, a incansável atleta faz ainda fortalecimento muscular na academia localizada no também no Parque Ayrton Senna.

Na imensa galeria, a atleta Rosinei vai colecionando os troféus conquistados e todos, em competições internacionais. Entre as conquistas estão no lançamento de dardo e arremesso de peso é campeã brasileira. Ficou em três lugares no Parapan de Toronto no Canadá em 2015. Possui terceiro lugar no paraolimpíada em Pequim China 2008.

Não escondendo a sua alegria, claro, pela merecida convocação, a atleta em poucas palavras revelou o que sente nesse momento, pelo fato de saber que representará o país em uma competição internacional, na Dinamarca.

“Estou muito feliz e ansiosa para ir à Dinamarca. A importância do Parque Ayrton Senna é que é um lugar adequado para um bom treinamento e um bom resultado da competição”, afirmou.

“Temos grandes projetos que estão elevando o esporte da Capital. São inúmeros atletas se destacando com nosso apoio, com nossos projetos. Estamos trazendo grandes títulos para o Estado e país por meio de nossas ações”, destacou o diretor presidente da Funesp, Odair Serrano.

Atletismo

O projeto de Atletismo da Funesp atende hoje seis regiões: Polo Aero Rancho (Ayrton Senna) pista igual olímpica; Jardim Canguru; 5° CRAS Aero Rancho. No Parque Ayrton Senna o projeto é desenvolvido em pista de medidas oficiais, com piso emborrachado.

O objetivo do projeto é oportunizar à comunidade em geral a prática do atletismo, oferecer um esporte de qualidade e integração, onde todos possam participar independente do biótipo ou habilidade e ajudar na realização dos sonhos esportivos. A ação também visa encaminhar novos atletas às competições municipal, estadual, nacional e internacional. São atendidas aproximadamente 400 alunos, nas mais diversas atividades com iniciações esportivas, com técnicos e professores especializados na modalidade desejada pelo aluno.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões